Movie Rio Fm (Rio de Janeiro-RJ) Whatsaap: 21 98194-4184
Veja o que pode e o que não pode levar para a Sapucaí
12/02/2026
(Foto: Reprodução) Sambódromo do Rio de Janeiro
Divulgação/RioCarnaval
Os desfiles na Marquês de Sapucaí terão início neste fim de semana. A programação começa na sexta-feira (13) e no sábado (14) com as apresentações da Série Ouro. Já as escolas do Grupo Especial terão mais uma noite de desfiles, se apresentando no domingo (15), na segunda-feira (16) e na terça-feira (17).
Saiba tudo sobre o carnaval do Rio
Para não ser pego de surpresa, é importante estar atento ao que é permitido e ao que é proibido levar para a Avenida. O g1 preparou uma lista. Alguns itens não são autorizados por questão de segurança.
O que pode levar
👍🏽 Até duas garrafas plásticas de 500 ml (água, suco, refrigerante ou cerveja);
👍🏽 Alimentação destinado a consumo individual (sanduíches, frutas, salgado e biscoitos);
👍🏽 Copos térmicos;
👍🏽 Coolers (em tamanho máximo de 40x30 cm) e pequenas bolsas térmicas de uso individual;
👍🏽 Capa de chuva plástica.
O que não pode levar
🚫 Garrafas, vasilhames ou copos de vidro;
🚫 Alimentos que não sejam para consumo próprio, como refeições completas e isopores grandes;
🚫 Desodorante aerosol e perfume;
🚫 Bastão de selfie;
🚫 Sacos de gelo ou gelo em gel;
🚫 Objetos cortantes e armas;
🚫 Sinalizadores e fogos de artíficio;
🚫 Guarda-chuva;
🚫 Animais domésticos;
🚫 Bandeiras ou cartazes com conteúdo ofensivo ou incitação à violência;
🚫 Cadeiras ou bancos;
🚫 Drones;
🚫 Lasers;
🚫 Skates, bicicletas ou qualquer tipo de veículo motorizado ou elétrico.
Como chegar?
Cerca de 500 mil pessoas são esperadas para acompanhar os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí, de acordo com estimativa da Riotur. Ao longo dos dias de folia, passam pela avenida 15 agremiações da Série Ouro, 12 do Grupo Especial e 20 escolas mirins.
Marquês de Sapucaí
Alexandre Macieira/Riotur/Divulgação
Com diversas interdições nas vias do entorno do Sambódromo, a orientação das autoridades é que o público dê preferência ao transporte público para chegar ao local.
Para quem vai assistir ao desfile:
Setor par: a recomendação é desembarcar na estação Praça Onze do metrô.
Setor ímpar: a melhor opção é utilizar a estação Central do Brasil, seja vindo de trem ou metrô.
Pulseiras para crianças
Durante o carnaval, a Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) realiza a operação SOS Folia, voltada para prevenir desaparecimentos e reforçar a proteção de crianças e adolescentes. As equipes vão atuar na Marquês de Sapucaí, na Rodoviária Novo Rio e no Copacabana Fan Fest, com ações de identificação preventiva, orientação e acolhimento de famílias.
Serão distribuídas cerca de 60 mil pulseiras de identificação, sendo 17 mil destinadas às escolas mirins, em parceria com a Liesa. A operação conta com assistentes sociais, psicólogos, equipe jurídica e apoio da 1ª Vara da Infância e Juventude Protetiva da Capital, garantindo resposta rápida em eventuais situações de risco.
Além da FIA, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) também vai reforçar as ações de proteção no Carnaval 2026. A campanha deste ano tem o lema “Proteger é o nosso enredo”, e inclui espaços de convivência para filhos de ambulantes, entrega de pulseiras de identificação e abordagens preventivas no Sambódromo e em outros pontos da cidade.
As equipes da SMAS vão atuar de forma itinerante e em pontos fixos no Sambódromo, com tendas montadas nos acessos aos setores 1 e 2 (Rua Benedito Hipólito), na dispersão (Rua Frei Caneca) e nos acessos aos setores 8 e 9.
A ação também estará presente na Intendente Magalhães, nos dias de desfiles da Federação dos Blocos (Grupo 1) no dia 14, da Série Prata (15 e 16), do Grupo de Avaliação (17) e da Série Bronze (20 e 21).
FIA reforça proteção integral com distribuição de 60 mil pulseiras e ações na Sapucaí, Rodoviária Novo Rio e Copacabana Fan Fest
Divulgação
Veja os vídeos que estão em alta no g1