Movie Rio Fm (Rio de Janeiro-RJ) Whatsaap: 21 98194-4184
Viaturas do 26º BPM em Petrópolis ganham câmeras com reconhecimento facial e leitura de placas
12/02/2026
(Foto: Reprodução) Viaturas de Petrópolis ganham câmeras com reconhecimento facial
Priscila Torquato/G1
As viaturas do 26º Batalhão da Polícia Militar (26º BPM), em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, passaram a circular com câmeras embarcadas capazes de fazer reconhecimento facial e leitura automática de placas.
A iniciativa integra o pacote de modernização da PM no estado, que prevê investimento de mais de R$ 114 milhões em sistemas tecnológicos para ampliar a eficiência no combate ao crime.
Segundo os agentes, cada viatura equipada recebe três câmeras inteligentes, uma interna e duas externas, que permitem identificar pessoas com mandados de prisão, localizar veículos roubados ou clonados e oferecer apoio às equipes em tempo real. Todas as imagens são transmitidas ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
📱 Siga o canal do g1 Região Serrana no WhatsApp.
O 26º BPM informou que dez viaturas já estão operando com o sistema em Petrópolis, e outras 15 devem receber os equipamentos até o fim do ano.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
As câmeras externas ficam instaladas na parte frontal do teto e contam com sistemas específicos: uma faz a leitura automática de placas, enquanto a outra reconhece rostos. A câmera interna registra tudo o que acontece dentro da viatura.
As imagens são exibidas em um monitor no painel do veículo e também podem ser transmitidas com áudio em tempo real. O conjunto possui GPS, permitindo o acompanhamento da localização de cada viatura.
De acordo com a PM, as gravações de rotina ficam armazenadas por 60 dias; já os registros relacionados a ocorrências são preservados por até um ano. A corporação destaca que o reconhecimento facial já ajudou na prisão de centenas de suspeitos desde sua implementação no estado.
Reforço no Carnaval
O 26º BPM informou ainda que o policiamento será ampliado durante o Carnaval em Petrópolis. Todo o efetivo estará nas ruas, incluindo policiais que estariam de férias e agentes que atuam em regime adicional.
As equipes da Patrulha Maria da Penha, Ronda Escolar e Proerd também farão parte das ações. As viaturas com câmeras integram o esquema especial de segurança para os dias de folia.